MAIS UMA TRAGI-COMÉDIA DO CINE FORO DE SÃO PAULO

quinta-feira, 9 de outubro de 2008


DEFESA@NET 08 Outubro 2008
Gazeta Mercantil 07 Outubro 2008


Intimidades brasileiras à mostra

Rafael Correa mostra novamente o tamanho de seu bíceps a "los hermanos"

Ana Maria Géia
Editora-chefe


7 de Outubro de 2008 - Entre perplexa e inconformada, a sociedade brasileira tem acompanhado nos últimos tempos a série de bravatas, ameaças, apropriação de bens, chantagens comerciais e até seqüestro de cidadãos em países "hermanos".

Primeiro foi Evo Morales que, sem nenhum constrangimento, colocou o muque à mostra e mandou as tropas Armadas bolivianas para as refinarias da Petrobras. Depois Morales passou o lugar espezinhador ao companheiro venezuelano Hugo Chávez, que não pensou duas vezes para espinafrar os senadores brasileiros com a pecha de "papagaios". Chávez não gostou de os parlamentares terem aprovado requerimento pedindo para que seu governo devolvesse a concessão da rede oposicionista de TV RCTV. Em resposta, o máximo que o líder da Venezuela levou foi uma declaração do presidente Lula pedindo sutilmente para que ele se limitasse ao próprio espaço.

Há quem considere excessiva a tolerância e a falta de resposta à altura por parte das autoridades brasileiras. É para manter a fama de bonzinho? Pode ser, mas para tudo há limite. Os mais velhos com certeza lembrariam num momento destes do ditado tão repetido por pais preocupados em não criar características subservientes nas personalidades de suas crianças. "Quanto mais se abaixa, mais se coloca à mostra as intimidades", diriam avós indignados com o comportamento de autoridades brasileiras.

Pois as intimidades agora foram escancaradas de vez. Não bastasse expulsar do Equador a construtora Odebrecht, o presidente daquele país, Rafael Correa, mostrou mais uma vez, no fim de semana, o tamanho de seu bíceps a "los hermanos". Sem sutilezas ou papas na língua, Correa mandou o recado curto e grosso: "Senhores das transnacionais de petróleo, não brinquem com fogo porque sabem que não estou brincando", esbravejou.

Pelo menos a quem cabe a carapuça, a Petrobras, o grito ecoou violento. A Petrobras entrou no Equador em 1986, quando ganhou licitação para explorar dois blocos. Hoje, atua num terceiro bloco e suas reservas somam 44 milhões de barris. As operações no país representam 0,5% da produção total da estatal brasileira e a estatal já investiu mais de US$ 200 milhões no local, o que não impediu o governo daquele país de anunciar o fim do contrato para a exploração do chamado Bloco 31.

Correa já havia ordenado, tempos atrás, a renegociação de todos os contratos com petroleiras estrangeiras, que atualmente entregam 18% do petróleo extraído para o Estado. O governo quer ficar com todo o óleo produzido e pagar às empresas apenas os custos de extração e uma taxa de utilização da infra-estrutura. "Eu me reuni com a Petrobras e chegamos a um acordo muito claro, mas eles estão demorando demais para cumpri-lo", afirmou. "Ou cumprem as exigências ou vão embora do Equador. Não estamos pedindo esmolas, estamos pedindo justiça."

E justiça, para Rafael Correa, vem mesmo pelas próprias mãos. Ele já se sentia forte o bastante para expulsar a Odebrecht do país, confiscar seus bens no território e proibir quatro de seus funcionários de voltar ao Brasil e, depois, liberar os executivos apenas mediante assinatura da construtora de aceite de todas as exigências do presidente equatoriano - o que pode equivaler a um resgate por seqüestro.

Agora, então, com 65% de aprovação ao seu projeto constitucional, Correa ganhou reforço para seus atos de controle sobre a economia do país, tem mais força para a possibilidade de uma moratória das dívidas externas que forem consideradas "ilegítimas" e para ampla margem de manobra a fim de renegociar os vitais contratos de petróleo. No caso da Odebrecht, Correa já avisou que vai pensar se paga ou não o empréstimo que a empresa fez junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de US$ 200 milhões.

0 Comments:

 
Wordpress Themes is powered by WordPress. Theme designed by Web Hosting Geeks and Top WordPress Themes.
por Templates Novo Blogger